O Que é SIPAT e Quais Seus Benefícios?

Os trabalhadores precisam sair de suas casas todos os dias em direção às empresas que trabalham, e nesses estabelecimentos, eles se deparam com muitos riscos que podem ocasionar os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais.

Os donos das empresas de pequeno, médio e grande portes têm a sua disposição, várias ações criadas para cuidar dos profissionais, prevenindo as doenças e os acidentes de trabalho, a mais conhecida é a SIPAT.

O que é SIPAT?

Segundo o site da empresa Conceito Zen, SIPAT significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, esse evento oferece aos colaboradores de todas as empresas, muitos benefícios, pois conscientiza sobre os perigos no ambiente de trabalho, através da realização de palestras, sorteios, demonstrações, dinâmicas, gincanas e teatro.

A SIPAT é realizada pela CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes em parceria com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho, SESMT. É obrigação da empresa realizar a SIPAT durante uma semana inteira, senão ela poderá ser multada, e o horário desse evento deve ser o de trabalho, já que é tida como um treinamento ou curso.

Benefícios da SIPAT

A SIPAT traz muitos benefícios para os trabalhadores, entre os quais estão: conscientiza os trabalhadores dos riscos no ambiente de trabalho e como evitá-los, ensina o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individuais, EPIs, proporciona ensinamentos em relação a postura correta no ambiente de trabalho para evitar as doenças ocupacionais, deixam claras para todos os trabalhadores as consequências de beber, fumar e usar outras drogas dentro e fora do trabalho, auxilia no planejamento familiar, transmite conhecimentos sobre as doenças sexualmente transmissíveis, ensina como evitar incêndios e muito mais.

Palestras essenciais para a conscientização dos trabalhadores

As palestras tradicionais são muito amplas e abrangem todos os ensinamentos essenciais para prevenir acidentes e doenças de trabalho. As empresas podem inovar e oferecer palestras interativas, onde os trabalhadores podem trocar ideias com os palestrantes e as palestras teatrais, pois através da arte do teatro, os empregados aprendem se divertindo e com isso a empresa ganha trabalhadores mais atentos, profissionais e cuidadosos.

Massagem na SIPAT

Outro diferencial que pode ser oferecido na SIPAT e que é muito importante é a massagem relaxante, ela tem duração de no máximo 20 minutos e pode ser realizada nos intervalos das atividades trabalhistas. A técnica que está sendo muito falada nas empresas é a Quick Massage, que é feita em uma cadeira especial e a sessão dura 15 minutos, tempo suficiente para proporcionar bem-estar e integridade física aos trabalhadores.

Como todo tipo de massagem, a Quick Massage deve ser feita por um massoterapeuta ou outro profissional da massagem, ela é realizada através de toques em diferentes partes do corpo, como o pescoço, cabeça, ombros, braços e pernas.

Portanto a SIPAT é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, e se ela for realizada do jeito certo e uma vez ao ano, não só os trabalhadores se beneficiarão como também a empresa, pois a produção aumenta e o relacionamento interno entre os colegas melhora muito. Então a SIPAT tem o dever de diminuir ou acabar com os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.