O treinamento de Pilates pode ajudar a tonificar os músculos sem a prática de exercícios repetitivos e em um curto espaço de tempo.
Joseph Pilates, criador do treinamento de Pilates, dedicou-se a desenvolver um método capaz de fortalecer e tonificar os músculos do corpo, principalmente aqueles capazes de manter a estrutura da coluna. Sua técnica acabou resultando na tonificação dos músculos e até mesmo na criação de alguns deles, principalmente aqueles que se localizam na região do abdômen. Os músculos do abdômen favorecem a estabilidade da coluna e a correção da postura.
Como tonificar os músculos através do Pilates
A tonificação dos músculos através do método de Pilates é alcançada a partir de exercícios físicos específicos que exigem força, equilíbrio e concentração. Estes exercícios podem ser, tanto praticados no solo, quanto através de equipamentos e utensílios. Durante uma sessão de Pilates o instrutor poderá se utilizar de ambas as modalidades, dependendo da necessidade de resultados do paciente, sendo que, a prática do Pilates no solo exige ainda mais esforço do praticante.
No solo utiliza-se ainda utensílios como, elásticos e bolas para a realização dos exercícios.
Pilates atrofia os músculos?
A diferença entre o Pilates e outros exercícios tonificantes está no não comprometimento da flexibilidade dos músculos, que se mantém como principal característica de seu treinamento. Os músculos não sofrem atrofia através deste método, ou seja, é possível manter a sua capacidade de movimentos.
Esta qualidade é muito apreciada entre ciclistas, dançarinos e acrobatas, que precisam desenvolver músculos que protejam a sua estrutura contra quedas e lesões, sem comprometer a necessidade de execução dos movimentos.
Quais músculos podem ser tonificados através do Pilates?
Os músculos mais trabalhados através deste método são aqueles que compreendem o abdômen, mas é possível perceber que todo o corpo acaba por ser favorecido, se tornando harmonioso e fisicamente equilibrado.
Os aparelhos trabalham também, bumbum e braços, através da força e equilíbrio exigidos na realização dos exercícios, enquanto a coluna se mantém protegida e sem qualquer sobrecarga.
Além de tonificar os músculos é possível reduzir o grau de celulite com a prática do treinamento nos aparelhos de Pilates.