Diferença entre Massagista e Massoterapeuta

No dia a dia corrido, as pessoas estão cada vez mais nervosas, com estresse e sentido dores por todas as partes do corpo. Para melhorar essa situação nada melhor do que uma boa massagem, que além de relaxar ainda acaba com todos os tipos de dores e faz a mente funcionar melhor.

Para fazer uma massagem é necessário procurar um profissional que saiba o que está fazendo, porque uma massagem mal feita pode provocar muitas dores e deixar a pessoa ainda pior.

Muitas pessoas ao procurar um profissional da massagem não sabem o que escolher se um massagista ou massoterapeuta, e para acabar com a confusão aqui vão as diferenças entre um profissional e outro.

Massagista

O profissional massagista tem conhecimentos das principais técnicas de massagem e conhecimento básico em anatomia para saber como agir de acordo com o tipo de técnica de massagem usada, por exemplo, em um curso livre de drenagem linfática, o massagista aprende conhecimentos sobre as manobras e o conteúdo do sistema linfático.

Um massagista adquire seus conhecimentos através de cursos livres, nos quais ele se especializa em técnicas específicas e continua estudando para cada vez trabalhar com outros tipos de massagem.

Massoterapeuta

O massoterapeuta é um profissional da saúde que tem formação técnica que atende as necessidades dos seus clientes por meio de conhecimentos e recursos massoterápicos. Na formação de um massoterapeuta, ele aprende várias técnicas orientais e ocidentais, algumas delas são: Do-in, Shiatsu, cromoterapia, aromaterapia, drenagem linfática facial e corporal, Quick Massage, massagem clássica e muitas mais.

Para se tornar um profissional técnico em massoterapia é preciso estudar, pelo menos 1200 horas. Esse tempo é para formar um massoterapeuta com especialidade em tratar e prevenir problemas.

Os massoterapeutas também são responsáveis por promoverem o bem estar, autoestima, tranquilidade, controle emocional e saber identificar o tipo de massagem que deve ser aplicada em cada perfil de cliente de acordo com as suas necessidades.

Além de ter que conhecer todas as técnicas massoterapêuticas, o massoterapeuta precisa ter um conhecimento avançado em anatomia, biossegurança, cinesiologia, biomecânica e fisiologia.

Diferença entre massagista e massoterapeuta

Em resumo, a diferença entre massagista e massoterapeuta está no tempo que dura os estudos para se especializar na profissão. Enquanto um massagista pode se profissionalizar fazendo cursos livres de massagem que podem durar até 240 horas, dependendo da técnica, o massoterapeuta precisa realizar um curso de formação que possui em torno de 1200 horas.

Embora os massagistas sejam profissionais muito competentes e especialistas no que fazem, a verdade é que os massoterapeutas são profissionais mais preparados e com mais conhecimentos que podem realizar todos os tipos de tratamentos de saúde e emocionais através de massagens específicas.

Mercado de trabalho e quanto ganha

Tanto massagistas como massoterapeutas podem trabalhar em diversos estabelecimentos, como: clínicas de estética, salões de beleza, spas e em alguns casos, até em clínicas médicas.

De acordo com especialistas, um massagista pode ganhar entre 1.500 reais até 8.000 reais, vai depender da empresa onde ele trabalha, no caso de um massagista autônomo, seus ganhos dependerão da quantidade de pessoas que serão massageadas por ele.

Assim como o massagista, o massoterapeuta recebe de acordo com o local que trabalha ou no caso de trabalhar por conta própria, na quantidade de pessoas que realiza o tratamento, porém os ganhos de um massoterapeuta partem de 2.500 reais e podem ultrapassar os 10 mil reais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *